domingo, 5 de outubro de 2014

Amor na mesa






A comida tempera nossas relações.

A comida é afeto.

Quem come só com a boca e se empaturra, perde o gosto que vai até o coração ...e sacia.
E acolhe.

Esse episódio da bela Cozinha, quando ele faz comida baiana e recebe seu pai,
Gilberto Gil, é  um prato delicioso.

É doce ver uma filha tão amorosa com o pai,
que a cada vez que fala a palavra pai leva as mãos  ao coração, de forma instintiva.

Uma filha-mulher que  resgata sua história com carinho e continua ela mesma:
seu passado a constrói mais íntegra.

Sorridente, caprichosa, feliz a cada cada vez que consegue sua meta: ver o pai feliz.

Um pai feijão: pai pra todo prato, pai lúcido, firme, doce, sustento.
Pai sustento do corpo e da alma que dá asas.
Um pai que recebe na coxia do camarim sua mulher, Flora e sua ex-mulher, Sandra, que se abraçam - e choram juntam - ao ouvirem-no cantar Drão, para Sandra.
Pai, mulher e ex-mulher unidos pelo amor que se é verdadeiro nunca passa.
Sempre resiste.

Pai e Filha degustam pratos da culinária  baiana,  mas naquela mesa mesa sentam eles dois mais a avó, a bisavó e a neta: a filha de Bela ama a farinha com dendê, como o seu pai, o avô Gilberto Gil.


Eu pensei em mim (filha saudosa do meu pai amado - que cozinhou em mim meu espírito)
Eu pensei em ti (no meu pai e no meu marido)
Eu chorei por nós (nos nossos nós diários, faixas de gaza que nos afastam)
No fim do almoço
na mesa
o mar arrebentou em mim.

Naquela mesa sentam afeto e carinho, amor. Uma relação perfeita entre pai e filha.
De uma beleza que ultrapassa nossa vã filosofia e entra no coração. Alimenta a alma.


Amor em paz.










4 comentários:

  1. Eu adoro o Bela Cozinha, e amei o episódio com o Grande Gilberto Gil. Me emocionei com a emoção da Bela em receber o pai, e me emocionei com o seu modo de (d)escrever o que se passou naquela mesa (do pai Gil; do seu pai).

    Acredito que cozinhar é um modo de transmitir amor...por isso, me emociono!

    Um beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Cozinhar é amor, sim... eles dois foram lindos. Beijo Joy

      Excluir
  2. Adoro cozinhar com você, para você ou comer sua comida.
    Que os sabores da mesa e da vida sempre alimentem nossas almas!
    Beijos
    Tom

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog. Se tiver um email, escreverei para você. Abraço,
Magali