quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Amor, sexo e propriedade privada

Num devaneio, associo a crônica "Amor e Sexo", do Arnaldo Jabor, a belezura da música da Rita Lee e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Onde vejo o ponto comum?

Na possibilidade da legitimação da propriedade privada.

Como podemos justificar, na
Declaração Universal dos Direitos Humanos, a propriedade privada (Art. XVII)? Se fossem direitos civis, ainda vá lá. Ainda sim teríamos pano pra manga: como é o processo de apropriação? É meu por que assim o digo, ou digo assim por que é meu? Então, como se fosse natural, por que se é humano, pode ser natural, transmite-se bens de pais para filhos, em longos inventários. Proprietários, uma vez, sempre proprietários. Essa sim a verdadeira herança de sangue. Como coloca Rousseau, a sociedade civil nasce, dentre outros concursos fortuitos, no momento em que um de nós determina: Isto é meu. Insensivelmente meu. Se você não tem um pedaço de alguma coisa pra chamar de seu, ou a culpa é sua, ou o problema não é meu.

Daí para a crônica do Jabor, é um pulinho. A propriedade privada, já legitimada pela Declaração e pela civilização, passa a valer para nossos corpos. Quando digo “nossos corpos”, recorto os nossos mesmo: o corpo das mulheres. Corpos cheios de donos. Obsessivamente controlados em seus pesos e medidas, seus passos, seus padrões e castidades. Inventa-se a cama de casal. Espera-se juntar, enfim, amor e sexo. E propriedade. Propriedade agora que pretende invadir nossa imaginação. (Que mais faz a Igreja senão lutar desesperadamente para controlar o voo livre da nossa irreverente imaginação?)

Aparece então a
Rita Lee, maluca beleza, e escancara nessa música nosso estica-e-puxa entre amor, sexo e propriedade. Joga na cara. Pelos ouvidos.

E a música, a crônica, a reflexão, o amor, o sexo, são todos muito bons.
Excitantes.
Já pensou então sem a propriedade privada?
Com a imaginação solta pela relva?
Ouve!
E imagina.

2 comentários:

  1. Aiiiii...já falei que preciso pensar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maga....
    ui... lendo essas coisas, 40 anos anunciando...
    dá pra refletir bastante!
    Amei!
    Paty

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog. Se tiver um email, escreverei para você. Abraço,
Magali