domingo, 15 de maio de 2011

Corações vermelhos

Fazer-se mulher, numa sociedade talhada no machismo, é tarefa árdua e delicada.

Ainda somos objetos:
vale-se mais quando se tem
mais bunda
mais peito
mais coxa
menos independência
menos autonomia
menos existência

Valemos por servir ao senhor. Ainda.

Se a carne mais barata do mercado é a carne negra
a carne negra feminina é troco.

A mulher negra
bonita
peituda
bunduda
lábios grossos
carrega nos ombros o peso
de provar-se ser humano
sem apelar para seus atributos
como moedas no mercado;
de ela mesma não cair na tentação de satisfazer
o "desejo" ávido de virar-se carne, apenas
nos olhos de sexo dos homens carnívoros.

Mas o outro caminho é duro.

Eu vi, em Ouro Preto,
acho que na Casa do Conto,
os instrumentos usados na tortura e domesticação dos escravos, no Brasil.
Ali, único setor que não podia ser fotografado
o passado se rasgou aos meus olhos
e o presente surgiu, ainda coronealista e  escravocrata.

Há 123 anos da "libertação"
encontramo-nos todos presos à História.

Escrevo às mulheres negras, com meu profundo carinho.
Especialmente dedicado à Joyce Pretah. Que me inspirou.

2 comentários:

  1. Meu deeeeus,Maga...que coisa mais linda!Estou muito feliz de ler este post dedicado a mim....tocada com a sua delicadeza.


    O que disseste é de fato uma (triste) realidade.

    Eu estou lendo um livro que conta a história da sexualidade no brasil ....e lá se fala muito mesmo da mulher negra que,ao mesmo tempo que era cativa,sempre sempre foi OBJETO de desejo masculino pelos seus belos atributos.

    É de fato um desafio provar-se ser humano sem ter que ''apelar'' aos tais atributos.Eu travo sempre esse tipo de batalha : quero ser vista na minha condição de MULHER forte,feminina e cheia de capacidades....quero sempre mostrar que posso ir muito além de um corpo farto.

    Eu amo ser negra e enalteço isso sempre...meu nome já é uma pequena prova disso.

    Você é linda.

    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Joyce, a luta não é fácil para nós, mulheres. Mas estamos aí. Você jamais será vista apenas pelos atributos físicos, simplesmente por qu enão se exporá ao mundo assim.

    Gosto de ti, menina!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog. Se tiver um email, escreverei para você. Abraço,
Magali